Qual a diferença entre holding patrimonial e familiar?

holding tem sido muito utilizada como estratégia e planejamento de gestão de negócios e patrimônio. A criação dela é uma forma de proporcionar muitos benefícios e eficiência a diversos tipos de cenários, por isso, saber a diferença entre holding patrimonial e familiar é muito importante.

Tendo isso em vista, o Grupo Híbrido preparou esse artigo para explicar o que é uma holding, quais os seus tipos e principais vantagens.

o que é uma holding?

Uma holding é uma empresa com o objetivo de participar de outras empresas como sócia/acionista. Nesse sentido, é importante esclarecer que a holding não exerce atividades operacionais, pois apenas exerce o controle das empresas que possui ações/quotas. 

Isso porque a sua finalidade é administrar os ativos que estão sob o seu controle de outras empresas, que podem ser os seguintes:

  • Ações;
  • Títulos;
  • Fundos de Investimentos;
  • Direitos autorais;
  • Imóveis;
  • Patentes;
  • Marcas registradas, dentre outros. 

Este tipo de empresa foi criada pela Lei das Sociedades por Ações, Lei n. 6.404/1976, para exercer influência ou controlar as subsidiárias. Assim, por ter o controle acionário, pode  exercer a administração e estabelecer as políticas das outras empresas.

O formato societário de uma holding tanto pode ser de uma Sociedade Anônima (SA) como  também de Sociedade Limitada (LTDA). Além disso, o papel de uma holding é de extrema importância para o planejamento empresarial, alavancando o crescimento dos negócios.

quais são as vantagens de constituir uma holding? 

Atualmente, a constituição de uma holding consiste em uma estratégia assertiva para fortalecer o planejamento empresarial. Sendo que oferece inúmeras vantagens, tais como:

1.º – Gestão patrimonial eficiente;

2.º – Economia tributária (redução da carga tributária);

3.º – Planejamento sucessório;

4.º – Forma estratégica de resolver problemas de sucessão administrativa e herança;

5.º – Faz uma administração assertiva dos bens, visando proteger o patrimônio;

6.º – Consegue economizar em operações em grande escala;

7.º – Reduz o percentual do imposto de renda proveniente da receita com aluguéis;

conheça os tipos de holdings 

Existem alguns tipos de holdings com uma finalidade específica, relacionada com a função exercida junto das outras empresas. Veja a seguir:

Holding Pura: tem participação no capital de outras empresas, mas atua apenas como controladora e recebe as receitas dos lucros e dividendos dessa participação. 

Holding Mista: tem a participação em suas subsidiárias e exerce outras atividades empresariais, tais como: executa serviços civis e eventualmente comerciais. Mas, não pode exercer operações voltadas para as indústrias. 

Holding de Participação: tem uma participação societária minoritária e não exerce nenhum controle sobre as empresas em que tem parte.

Holding de Controle: assume o controle societário do negócio pela participação e pelo número de quotas que detém em seu poder. 

Holding Familiar: exerce o controle dos bens e participações societárias de uma ou mais pessoas físicas de uma mesma família. 

Holding Patrimonial: exerce a gestão dos bens particulares de pessoas físicas, que fizeram a integralização dos seus bens no capital social da empresa constituída.

Holding patrimonial 

A  holding patrimonial é uma empresa aberta que foi constituída com o objetivo de administrar os bens imóveis de um grupo de pessoas físicas. Nesse sentido, essas pessoas constituíram a sociedade e fizeram a integralização dos seus bens imóveis em seu capital. 

O que significa que transferiram para a holding as suas posses e propriedades, que passa a ser responsável pela gestão e proteção desse patrimônio. Desse modo, as principais vantagens da holding patrimonial são:

  1. Benefícios tributários, pois os encargos são menores para pessoas jurídicas;
  2. Obter um planejamento sucessório mais eficiente;
  3. Administração patrimonial mais eficiente;
  4. Proteção dos bens patrimoniais.

Além disso, esse tipo de holding também é responsável por conduzir e antecipar a herança dos herdeiros e do cônjuge. Para isso, visa facilitar a gestão dos negócios e conseguir benefícios fiscais.

Holding familiar  

holding familiar tem alguma similaridade com a holding patrimonial. No entanto, este tipo de holding é constituída pelos membros de um mesmo grupo familiar, com o intuito de administrar o patrimônio deles como pessoa física. 

Assim, os bens dos sócios, membros de uma mesma família, são integralizados como capital social da holding. De fato, é um ponto importante para evitar problemas de disputas pelos bens entre os membros do grupo familiar.  

Nesse sentido, as principais vantagens desse tipo de holding familiar são:

  • Obter melhor administração do patrimônio;
  • Aumentar a proteção dos bens em casos de casamento e separações;
  • Aprimorar o planejamento sucessório;
  • Reduzir os impostos pagos sobre os bens e suas receitas.

Qual a diferença entre holding patrimonial e familiar?

Basicamente, a diferença entre holding patrimonial e familiar pode ser entendida como os tipos de pessoas físicas que integram os bens imóveis no capital social da empresa. 

Na holding familiar, são os membros de um mesmo grupo familiar, já no caso da holding patrimonial são pessoas físicas, independente de laços de parentesco. Sem dúvida, em ambos os casos o objetivo é proteger o patrimônio pessoal das pessoas físicas.

Além de assegurar que a gestão financeira desses ativos integralizados seja mais assertiva, contando com os benefícios tributários. Desse modo, para abrir uma holding no país é necessário seguir os passos indicados para qualquer outro tipo de empresas.

Não esquecendo que os pontos principais a serem definidos são o regime tributário e a definição da atividade econômica.

Portanto, com todas essas informações ficou mais fácil entender a diferença entre holding patrimonial e familiar, além de conhecer mais sobre as suas características específicas. Se quiser mais informações, entre em contato com o Grupo Híbrido, teremos prazer em esclarecer as dúvidas.