BPO Financeiro: como funciona?

Nos últimos tempos, o BPO Financeiro é parte integrante da agenda dos gestores, desde grandes até pequenas empresas. Pois, além de vender, é necessário ter uma gestão financeira e contábil assertiva, que garanta a boa saúde financeira da empresa.

Por isso, o Grupo Híbrido preparou esse artigo com o intuito de esclarecer como funciona essa ferramenta de gestão financeira, além de mostrar as suas principais vantagens. 

Para que serve o BPO financeiro?

Com toda a certeza, o BPO Financeiro tem uma importância estratégica para alavancar o crescimento do negócio. Visto que consiste em uma solução de terceirização da gestão financeira, a qual é uma tendência adotada no mundo inteiro.

No entanto, é preciso salientar que não se trata de uma simples terceirização de serviços, pois a sigla BPO significa Business Process Outsourcing. Ou seja, Terceirização de Processos de Negócios, implicando em serviços estratégicos e especializados.

Nesse sentido, toda a parte financeira da empresa começa ser gerenciada por uma empresa externa, com profissionais com expertise na área financeira e contábil. Por isso, é um serviço que agrega valor para a empresa, gerando maior produtividade e eficiência.   

BPO financeiro: confira o funcionamento para a sua empresa

A contratação de um BPO Financeiro para a sua empresa garante maior assertividade das rotinas financeiras e contábeis. Além disso, é um apoio estratégico para o processo de tomada de decisão empresarial.

Desse modo, veja a seguir os serviços que podem ser contratados e como são essenciais para o dia a dia do seu negócio: 

1.º – Conciliação bancária, conferindo se o saldo real em caixa bate com o saldo bancário;

2.º – Monitoramento das contas a pagar e a receber, gestão da emissão de boletos e notas fiscais, além de aviso de pagamentos em atraso; 

3.º – Gestão dos documentos fiscais, zelando pelos registros corretos e identificando a melhor forma de armazenamento;

4.º – Apuração dos impostos e programação do recolhimento nos prazos, com conferência dos pagamentos realizados;

5.º – Gerenciamento do fluxo de caixa, acompanhando as operações financeiras da empresa e analisando a capacidade de pagamento e a geração de capital de giro.

Vantagens para empresa ao contratar um BPO financeiro 

A contratação de um BPO Financeiro gera inúmeras vantagens para o negócio, tanto no curto quanto no longo prazo. Além de significar a obtenção de um diferencial competitivo para a empresa, que se destaca em seu mercado de atuação. Veja a seguir: 

1.º – Adota o planejamento financeiro para identificar as oportunidades do mercado de crescimento e diversificação do negócio;

2.º – Prioriza um controle das rotinas financeiras visando otimizar os processos internos, ganhando em agilidade com a execução das tarefas com ferramentas digitais; 

3.º – Redução de custos com funcionários das atividades terceirizadas, que podem ser alocados em outros setores, melhorando a qualidade das tarefas realizadas;  

4.º – Ganha maior eficiência operacional, que permite gerar economia de recursos, tempo e esforços, assegurando a saúde financeira do negócio no longo prazo;

5.º – Gestores ganham tempo para se dedicarem a gestão estratégica do negócio, buscando aumentar a competitividade da empresa em seu mercado de atuação;

6.º – Realização da análise de crédito, com base no índice de liquidez da empresa, além da capacidade de pagamento dos clientes com operações a prazo;

7.º – Implementação de indicadores de desempenho financeiro para acompanhar o desempenho das atividades, tais como: margem de lucro, de contribuição, o ponto de equilíbrio e a taxa de retorno, dentre outros.

Portanto, as vantagens de contratar um BPO Financeiro são inúmeras para as empresas, que ganham em produtividade, eficiência e elevam a rentabilidade do negócio. 

Para entender mais sobre o assunto, é interessante ter o apoio de uma empresa especializada, com expertise para na área financeira e fiscal.

Se quiser mais informações, entre em contato com o Grupo Híbrido, teremos o prazer em esclarecer as dúvidas.